sexta-feira,
19
de

As bruxas de Oxford - Larissa Siriani

sexta-feira, 19 de agosto de 2011



Autora: Larissa Siriani
Editora: Multifoco


A antiga Casa Azul nunca foi cenário de boas histórias. Há mais de cem anos, dizem, era lar de sete bruxas que foram queimadas na fogueira e que juraram vingança. Mas é quando Malena, seus pais e seus seis irmãos mais velhos se mudam para lá que a lenda se prova verdade. Coisas estranhas começam a acontecer sempre que ela se exalta, e, de repente, ela se descobre cercada por um passado que ela até então desconhecia, e condenada a consertar os erros de uma vida passada. E, quando os velhos inimigos começam a aparecer, Malena vai perceber que certos sentimentos se carregam para além da vida.





A maioria dos livros tem o começo um pouco parado e você só começa a se interessar do meio pro fim.
As bruxas de Oxford definitivamente não é esse tipo de livro. É o tipo de livro que te conquista logo no inicio. Eu li o primeiro paragrafo e já mudei todo o conceito que eu tinha criado sobre ele.
Não conhecia muito a história e a sinopse não é muito reveladora, então não tinha grandes expectativas e quando comecei a ler percebi que não seria só mais um livro, ele me prendeu desde a primeira frase e no geral, me surpreendeu positivamente.

Quando a família de Malena muda pra Oxford, eles vão morar na antiga casa azul, uma casa cercada de lendas e histórias. Segundo a lenda, há alguns séculos atrás a casa foi lar de sete bruxas que foram queimadas e juraram vingança.

O livro é narrado por Malena, uma jovem de 15 anos, albina, a única menina no meio de 6 irmãos. Quando se mudam pra casa azul, coisas estranhas começam a acontecer e a lenda se mostra verdade. Dessa forma, Malena vê sua vida virar de cabeça pra baixo e se percebe no meio de coisas sobrenaturais, do qual ela e seu passado fazem parte. É difícil contar mais alguma coisa da história sem acabar soltando spoiler.

Malena é uma personagem com bastante personalidade. Apesar de ser jovem, não tem aqueles dramas ou síndrome de baixa auto-estima que as personagens adolescentes costumam ter, ainda mais por ser albina. Malena não fica parada esperando as coisas acontecerem ou aceita tudo que acontece na sua vida numa boa, tudo que lhe é imposto. Ela corre atrás de respostas e soluções pra tudo o que está acontecendo e tenta resolver a situação da forma que considera a melhor.

A verdade era que eu não me importava. Eu era albina e pronto.Eu era linda daquele jeito e a única coisa que me incomodava era o excesso de proteção que minha pequena anomalia exigia. Era chato o preconceito com a maior parte das pessoas, mas eu não ligava. Eu não precisava de ninguém, afinal. Pág. 31 

Além de toda parte sobrenatural, também tem a parte high school, afinal Malena tem 15 anos e precisa ir a  escola. Na escola ela faz amizade com um grupo de pessoas. No meio dessas pessoas, ela conhece Sam, o garoto fofo por quem ela se apaixona. Mas eu me apaixonei mesmo é por Ned, o amigo prestativo. Achei ele mais fofo que o Sam rs

As bruxas de Oxford é um livro original. Apesar de ser sobrenatural, a história não é cheia de clichês.
Malena pode ser comparada com uma super heroína, porque ela é do tipo que luta pelas coisas que acredita e pensando no que é melhor pra todos, não só pra ela. Você começa a acompanhar a história dela e fica sempre torcendo e na expectativa do que acontecerá a seguir. O livro é cheio de surpresas. As 'respostas' estão onde a gente nem imagina.

A autora soube conduzir a narrativa de forma que não é cansativa em nenhum momento e desperta um misto de emoções. Algumas vezes você dá risada (principalmente nas cenas com o gato), outras você fica apreensiva e até com raiva de alguns personagens (incluindo Malena em alguns momentos que ela assumia a culpa por algumas coisas do passado).

O livro mistura magia, romance, aventura, suspense e mistério, tudo de uma forma bem dosada. O livro prende a atenção e todos os pontos da história são muito bem amarrados. E a capa faz todo sentido e é coerente com algumas partes do livro.

Só senti falta de um aprofundamento maior em alguns personagens. Malena tem 6 irmãos e nenhum teve muito destaque, assim como alguns amigos de escola. Tirando isso, o livro superou e muito minhas expectativas e eu recomendo pra todos que procuram uma boa, original e criativa história.

O livro faz parte de uma trilogia chamada Coração da Magia. E uma coisa bacana, é que apesar de ser o primeiro volume, o livro tem começo, meio e fim. Claro que fica uma ponta para o próximo livro, mas não é uma história incompleta. Eu espero ansiosamente o segundo volume.


- Vai ficar tudo bem, você sabe. - ele me disse, numa tentativa de ser tranquilizador.
- Será?
- Tudo sempre fica bem, Malena. Toda dor sempre passa, e todo final é sempre um final feliz.
- Isso não é verdade.
- Eu sei. Mas só depende de você. Pág 214

Comentários via Facebook