quarta-feira,
27
de

As confissões de Laura Lucy - Fernanda Saads

quarta-feira, 27 de julho de 2011


Autora: Fernanda Saads
Editora: Novo Século (Novos Talentos da Literatura Brasileira)



Laura Lucy está à beira dos trinta e à beira de um ataque de nervos. De repente, a mulher decidida que pensava ser dá lugar a uma garota cheia de dúvidas diante de dois pretendentes bem-sucedidos, bonitos e charmosos; Sorte no amor e nos negócios é possível? Entre faturas de cartão de crédito, hambúrguer e batata-frita, amor incondicional pelo secador de cabelos e livros de autoajuda, ela tenta se equilibrar e conseguir realizar seus sonhos mais secretos.






Laura Lucy é uma mulher independente e a beira dos 30 anos, que está em busca do cargo de gerente de marketing da Helga, empresa em que trabalha. Laura Lucy é solteira, então sua maior diversão é passar tardes no shopping estourando o cartão de crédito com compras e fast-food. 
Em busca do novo cargo no emprego, Laura conhece Bernardo e Baruk. Baruk é um bem-sucedido e lindo empresário que ela conhece em uma visita de negócios. Bernardo é o também lindo gerente de projetos da Helga que fica responsável por ajudar Laura com seu projeto de marketing.
Diante de dois pretendentes, Laura se vê em dúvida não só sobre sua vida amorosa, mas também profissional e pessoal.

As confissões de Laura Lucy é um livro divertidíssimo.Laura Lucy é uma personagem inteligente e ao mesmo tempo divertida. Tem 27 anos e não tem um namorado nem o emprego dos seus sonhos. Seus únicos companheiros são seu cartão de crédito e seu secador de cabelos, que ela carinhosamente chama de Beto e posteriormente Guido. Laura é também muito atrapalhada e consegue se meter em várias confusões. Pra sair dessas confusões entra em mais confusão, como algumas mentirinhas e histórias mal contadas.

Quando Laura conhece Baruk fica encantada com ele. E depois conhece Bernardo e fica igualmente encantada. Agora são dois pretendentes e Laura não sabe qual escolher. Também pudera, os dois são lindos, bem sucedidos e românticos. Não vou me aprofundar nos pretendentes porque acabaria soltando spoiler, mas eu não fiquei dividida entre eles. Foi nessa parte de romances que ela me irritou um pouco. Sabe quando acontece alguma coisa e você tira suas próprias conclusões sem dar chance para as pessoas se explicarem? Laura é assim. E em algumas situações dava vontade de dar uma chacoalhada nela e falar: 'Sério que é isso que você tá pensando?'. Pra citar um personagem masculino, uma das partes mais engraçadas do livro é protagonizada por Laura e Beto, o secador.

O livro é narrado pela Laura, então é diversão garantida. Quando surge um problema, tudo o que ela quer é passear pelo shopping. As vezes sem intenção de comprar nada, mas ela é uma espécie de Becky Bloom, então já viu, sempre compra algo. E também gosta de passear pela seção de auto-ajuda na livraria e se entupir de fast-food. Outro ponto positivo da narração é que os capítulos são curtos, o que facilita a leitura.

"Passo pelas lojas de roupas, mas não posso entrar. Olho as vitrines cintilando e penso você não precisa disso agora. O problema é que roupa a gente não compra quando precisa. Compra quando tem vontade. Não é como absorvente ou arroz. É roupa."Pág.16


Não posso deixar de dar os parabéns pra Fernanda Saads, porque As confissões de Laura Lucy é um presente para o leitor. Tem alguns clichês, claro, mas sem querer ser repetitiva, o livro é muito divertido, do tipo que em vários momentos nos arranca gargalhadas. Laura tem uma personalidade única que nos desperta um misto de sentimentos. Mais do que se identificar, dá pra simpatizar e se apegar a ela. E é bacana acompanhar o amadurecimento da personagem perante as circunstâncias A autora soube conduzir a história de forma que é impossível não se envolver nas peripécias de Laura, torcer por ela, se compadecer e até querer dar umas broncas de vez em quando. Mas também tenho de dar os créditos para os outros personagens, todos são muito bem construídos, a mãe de Laura, por exemplo é uma figura.

Então, fica a dica: leitores, presenteiem-se. Leiam as Confissões de Laura Lucy. Recomendadíssimo.

Comentários via Facebook