Por favor, não deixem a dor regressar - Darlan Hayek Soares

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011


Autor: Darlan Hayek Sores
Editora: Artexpressa

Por favor, não deixem a dor regressar conta a história de Joel, operário de uma fábrica de tijolos onde o pai passou toda a vida sem nada conseguir. Após perder a mãe, vitima de uma doença incurável, ainda em prantos é obrigado pelo patrão a fazer uma viagem a capital. Chegando lá ele se deparar com uma realidade que pensava estar extinta: um pequeno grupo que compartilhava as ideias nazistas e idolatrava Adolf Hitler, mantendo secretamente um pequeno campo de concentração. As vitimas principais eram estrangeiros e crianças de um orfanato local. A história retrata a repetição de todo o sofrimento causado pelo holocausto e mostra a luta de pessoas comuns, como Joel, para impedir que a dor desse passado tão obscuro possa retornar em nossos dias.

Por favor não deixem a dor regressar é um livro que trata de vários assuntos delicados de uma forma simples. A temática do livro também é muito interessante: Nazismo, Hitler e todo o holocausto e como tudo isso se aplicaria nos dias de hoje em um campo de concentração na capital.
O livro começa com Joel e suas três irmãs ainda crianças, vivendo na casa de seus pais, que apesar de  pobres nunca deixaram que os filhos percebessem a real situação em que viviam e fizeram de tudo para cria-los da melhor forma. Após a morte do pai, a história vai para os dias atuais. Joel agora trabalha na mesma fábrica que destruiu os sonhos de seu pai e onde é explorado da mesma forma. Suas irmãs tomaram rumos diferentes e sua mãe se encontra muito doente. Joel cuida de sua mãe até que a doença a leva. Após a morte de sua mãe, o patrão de Joel pede que ele faça uma visita a um orfanato na capital. Chegando no orfanato Joel se encanta especialmente por uma garotinha chamada Brunella. No dia seguinte Brunella desaparece misteriosamente e Joel decide investigar, encontrando um campo de concentração com ideais nazistas decide lutar para que todo sofrimento não volte nos dias de hoje.
A partir daí o livro ganha mais emoção e ação também. A história de todo preconceito e sofrimento causado pelos nazistas é realmente marcante.
Exatamente por isso, eu achei que o tema poderia ter sido mais explorado. Claro que é importante contar a história de Joel, mas o livro se alongou demais nisso e o começo foi muito parado e cansativo. A infância de Joel, a morte do pai, a morte da mãe, seu sonho de ser escritor, o emprego e o patrão explorador, a dona da pensão que nunca dá as caras, o vendedor de livros, a senhora que cuida do orfanato, o prefeito e o filho, enfim ... são muitas situações que vão se entrelaçando e se estendendo ao longo da história. Joel só encontra o campo de concentração quase no fim do livro, e o que é o tema central demora pra acontecer e se desenvolve rápido demais. E esse foi o único ponto negativo do livro.
O livro começou a me interessar do meio pro final, que é quando ele adquire um carater mais dramático. A narrativa é simples e nos faz refletir sobre vários assuntos relativos a família, dificuldades, preconceito. É marcante no que diz respeito ao sofrimento causado pelos nazistas e todos os ideais absurdos. E é emocionante acompanhar toda a história de Joel desde a infância pobre, a luta para realizar seu sonho e a coragem para não deixar o sofrimento regressar.
Todos os personagens que ficaram em segundo plano são espécies de pontas soltas que se amarram no final e a história faz todo sentido. A forma como foi o escrito o capítulo final é interessante.
Vale a pena a leitura.

Comentários via Facebook

14 comentários:

  1. Oii!

    Ah, parece ser interessante, adoro livros qte tragam toda a temática: Hitler!

    Parece ser interresante!

    BJo
    Clícia Godoy
    http://silencioqueeutolendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Já li sobre ele.
    sou ligada no contexto que o livro retrata *_*


    bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu adoro livros que envolvam essa temática dos regimes autoritários.
    Acho que acaba sendo mais intenso, porque em geral tem o Estado contra os protagonistas e tudo o mais.

    http://letraslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. fico super feliz de ver livros nacionais trazendo assuntos e temáticas tão originais, e às vezes até um pouco esquecidas. o nazismo é algo que todo mundo conhece, mas um assunto no qual pouca gente toca por achar que é coisa do século passado. adorei a sinopse, fiquei super curiosa pra ler :D

    ResponderExcluir
  5. primeira resenha q leio sobre ele e não sabia do q se tratava! adoro livros desse tipo, apesar de serem cansativos :)

    ResponderExcluir
  6. Assim como a minha gêmea, Niii, eu gosto de livros que tem esse contexto histórico, segunda guerra e afins. Torna-se mais tocante porque as emoções normalmente retradas nesses livros são completamente veridicas, mesmo que as personagens não sejam baseadas de fato em alguém da vida real. (ficou meio estranho isso, não sei se vc entendeu o que eu quis dizer) rs.

    Uma análise-descrição muito boa a que você fez...Vou dar uma pesquisada no valor do livro e quem sabe, adquiri-lo.
    Abraço
    Dani

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante esse livro...vou investigar mais sobre ele...
    Não tens noção de como fico feliz quando alguém se identifica com meus poemas...
    *.*
    Obrigada pela visitinha,querida!Bjus...
    volte sempre!
    :D
    http://lolisalmeida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Já li ótimas críticas sobre esse livro e adorei tua resenha =)

    Beijos
    Amanda
    Amanda's World

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante da resenha.. me parece ser um livro muito bom mesmo!
    Beijos
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho o livro, mas ainda não li. Porém já sei q a história é bela.

    Gostei da sinceridade da sua resenha.
    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Já tinha lido a sinopse do livro, me interesso por causa da temática de II guerra, que adooooro! O título é interessante também.

    ResponderExcluir
  12. Glaucea, indiquei você à um Meme literário que fiz. Se puder, você responde? http://migre.me/3RLfI
    Beijo! (:

    ResponderExcluir
  13. "um pequeno grupo que compartilhava as ideias nazistas e idolatrava Adolf Hitler, mantendo secretamente um pequeno campo de concentração." Dever ser incrível.

    ResponderExcluir